segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Em qual dedo coloco meu Slide????



Taí uma pergunta simples, mas muito importante. Infelizmente ou felizmente (sei lá) não há regras quanto ao dedo certo que você deve utilizá-lo, existem artistas que utilizam no "pai de todos" (dedo médio), outros como eu que usa no "seu vizinho" (anelar) e também os que usam no mindinho (mínimo). Depois que eu fui me aprofundando no estudo do slide guitar, fui descobrindo que a melhor posição a ser utilizada é, sem dúvida, no dedo mindinho, pois você verá que vai precisar dos outros dedos livres, tanto para a digitação atrás do slide (técnica que pretendo mostrar aqui mais pra frente), como para abafar as cordas que não serão usadas.

Portanto é recomendável que você se acostume a usá-lo no dedo mínimo para facilitar a execução de técnicas futuras relacionadas ao slide.

O que fazer com o tal slide?

Já falei algo sobre slide (do som, do que é feito etc.), dicas para seu instrumento, algumas afinações. Falei algo rápido sobre a "mão boba" e a "mão que escreve" e também relacionei alguns artistas aqui para que se possa "sugar" alguns links e levadas.
Agora gostaria de aprofundar um pouco mais e falar efetivamente em tocar, pois é pra isso que estamos aqui (pode ser que eu volte a falar neste ou em outro tópico já comentado, lembre-se, eu também estou aprendendo novas técnicas).

Vamos começar pela mão mais fácil que é a mão boba, onde fica o slide. Se observar o braço da guitarra ou do violão enquanto pressiona a corda contra o traste notara que a corda se apóia nele e ai você dedilha a corda e a magia do som aparece. No slide não é diferente, com exceção de uma coisa, a corda não encosta no traste. Como? E ai? Simples, pense que o slide é o traste, deduzimos então que para sair o som correto, o slide tem de estar mais ou menos (falo mais ou menos, pois não é pra ser milimétricamente em cima do traste) em cima do traste e não entre eles como é feito na guitarra digitada.
Neste primeiro momento você tocará com o slide na posição mais vertical possível, depois veremos como utilizar o slide com inclinação.

1º Passo
Vamos deixar a guitarra com a afinação padrão (E-A-D-G-B-E) e tentar soar todas as notas do campo harmônico maior usando a primeira corda, sua "mizinha" (E-F-G-A-B-C-D-E). Lembre-se que o slide tem de ficar sobre o traste.
No primeiro momento você notará que outras cordas estão soando junto, não se incomode agora, o objetivo deste exercício é se habituar ao som produzindo, o peso do slide nas cordas e a pressão certa que se tem de fazer.
Ex:
2º Passo
O próximo passo agora é intercalar uma nota solta (E) com as notas do campo harmônico maior (nota solta; nota; nota solta; nota, etc.), só que é necessário que você utilize a palma da sua mão direita e os dedos que ficam atrás do slide para abafar as outras cordas que não devem soar, para isso, basta repousa-los nas cordas, sem muita pressão.
Ex:

3º Passo
Vibrato. Esse sem dúvida é o efeito mais usado no slide, seja no slide-guitar no country ou rural, é esse efeito que deixa o som do instrumento parecido com a voz, para isso balançamos o slide de um lado para o outro na horizontal em uma pequena variação constante.
Vamos lá, imaginando que você já está bem familiarizado com o som que o slide produz no braço do instrumento (1º Passo) e que esse som está saindo "limpo" sem que outras notas indesejadas estejam soando (2º Passo), é a hora de se fazer o vibrato.
Vamos pegar a nossa "mizinha" e mandar uma oitava acima (12ª casa). O movimento até a 1ª oitava tem que estar casado com o movimento horizontal que você fará com o slide, quero dizer que, se você trouxer o slide rápido para a 1ª oitava, deverá fazer um vibrato rápido.
Lógico que isso não é uma regra, eu mesmo não sigo a risca, mas é importante ter o controle do slide e isso funciona.
Preste atenção no som do slide com vibrato quando você chega na 1ª oitava, faça variações na velocidade, teste sons, isso será o seu alicerce.

Em breve irei introduzir mais alguns exercícios aqui...Abraços

Um comentário:

Unknown disse...

Valeu pela dica marcelleza, tava atrás de um lição simples, valeu......