quarta-feira, 21 de novembro de 2007

ATÉ QUE ENFIM, VAMOS AFINAR A VIOLA...

Muito se fala sobre afinações alternativas, confesso que não me lembro onde surgiu. Uns falam que aqueles nativos surfistas do Havaí que inventaram, outros dizem que foram nossos amigos caçadores de leão lá na África e tem gente que acredita que foram nossos amigos colhedores de algodão lá no Delta Mississippi. Realmente pouco interessa, agradeço a quem me ensinou e a quem ainda me ensina a usá-lo.
As afinações mais comuns de que se tem notícia são em “G” e em “D”, lógico que existem outras afinações cabeludas, porém a partir do momento que você se habitua a usar uma delas, o estudo de uma outra afinação fica mais fácil de assimilar.

Vamos começar com a “open G” (D G D G B D), partindo do princípio que sua guitarra esta com afinação padrão (E A D G B E), é só baixar 1 tom na 1ª corda, 1 tom na 5ª e 1 tom na 6ª, pronto, toque todas as cordas soltas, o som de “G” lhe parece familiar?.

Dedilhado...
Legal, mas antes de botar pra quebrar com seu slide, vamos fazer alguns exercícios importantes com a mão direita (aquela que escreve).
Quem estudou violão clássico terá mais facilidade em executar o exercício, pois acredito que já o tenha feito em algum momento de seus estudos.
A base de todo dedilhado é o desenvolvimento de independência de movimentos entre o polegar e os demais dedos da mão direita. Existem vários tipos avançados de dedilhado, mas aqui explicarei apenas os mais simples e mais usados, que consistem em tocar os bordões (as cordas 6ª, 5ª e 4ª) com o polegar e cada um dos dedos restantes (com exceção do dedo mínimo, que é raramente usado) tocar uma corda, o indicador toca a 3ª, o médio a 2ª e o anular a 1ª. Dependendo da situação, e se houver necessidade, o indicador pode tocar a 4ª, o médio a 3ª, o anelar a 2ª.
A posição da mão deve ser sempre confortável, sendo mais indicada a posição de concha (dedos apoiados sobre as cordas de maneira que não entrem muito entre elas).

Temos então o dedo polegar = P, indicador = i, médio = me, anelar = a, e mínimo = mi, essa nomenclatura nos ajuda a escrever um dedilhado, por exemplo:

P
i
me
a

Quando, por exemplo, tivermos duas ou mais letras juntas, as cordas devem ser tocadas simultaneamente.
P
i - me - a
P
i
me - a
i

O que vamos fazer nada mais é do que uma valsa, o exercício menos complicado do dedilhado, “P” na 6ª corda, “i” na 3ª, “me” na 2ª e “a” na 1ª corda, então fica assim:

P
i - me - a
i - me - a

P
i - me - a
i - me - a

Outro exercício que vai ser útil lá na frente, “P” na 6ª corda, “i” na 3ª, “me” na 2ª e “a” na 1ª corda:
P
i
me - a
i

P
i
me - a
i

Depois que estiver mais a vontade com esse “jeitão” de tocar, ouça de novo aqueles discos ou Cds de blues de Elmore James, Son House, Robert Johnson e Charlie Patton. Agora não parece tão impossível tocar a melodia e solar ao mesmo tempo, certo? O que quero dizer é que agora está mais fácil de compreender COMO eles faziam, só resta agora trabalhar pela independência de seus dedos.

Outro segredo de Jedi bastante bacana é o uso da palheta junto com essa técnica de dedilhado, lógico que esse exercício que vou passar é pra ser feito depois que se tiver um certo domínio no dedilhado. Aconselho a trabalhar isso apenas depois que os outros dedilhados estejam realmente “embaixo da mão” (dominados).

Vamos chamar a palheta de “Pi”, chamo assim porque os dedos Polegar e indicador seguram a palheta, nos deixando com os seguintes dedos: Pi, me, a e mi.
Lá vai o bicho, “Pi” na 6ª corda, “me” na 3ª, “a” na 2ª e “mi” na 1ª corda:

Pi
me
a -mi
me

Pi
me
a -mi
me


Blues Classic...
Ok, já passamos a arrebentação, agora é só nadar, todos nós sabemos que um blues clássico é formado por I – IV – V graus dispostos em 12 compassos da seguinte maneira:

/ I / I / I / I /
/ IV / IV / I / I /
/ V / IV / I / I /


Já sabemos que vamos trabalhar com a afinação de “G” e também sabemos que vamos dedilhar as cordas. Você acha que já está pronto para um encontro com o Tinhoso a meia noite num cruzamento qualquer? Nada disso, vamos trabalhar o básico:

Observe que com as cordas soltas = I grau e com o slide na 1ª oitava (12º traste) = I grau, pois é onde soa a nota “G”.
O mesmo acontece com o nosso IV grau que será um “C”, vá ao 5º. ou ao 17º traste e lá está o danado.
Já o V grau, que é o “D”, está no 7º. Traste e também no 19º. então temos:


I grau = corda solta ou 12º. traste
IV grau = 5º. ou 17º. traste
V grau = 7º. ou 19º. Traste


Use o dedilhado conforme o nosso 1º exercício (valsa) e execute o blues clássico (12 compassos), ficará assim:

Mão esquerda
/ I / I / I / I /
/ IV / IV / I / I /
/ V / IV / I / I /


+

Mão direita
P
i - me - a
i - me - a

P
i - me - a
i - me - a


Utilize slide ascendente para executar o 4º e o 5º graus e descendente do 5º ao 4º, o próximo passo é finalizar seus movimentos com um vibrato.
Agora que a idéia de tocar com o slide está ficando mais clara, alterne com as oitavas, quero dizer: hora toque o I grau com cordas soltas, hora no 12º. traste isso dá um efeito legal. Você também pode sair do 12º. traste e ascender até o 17º. onde se encontra a 1ª oitava do IV grau,experimente.

Gravei um exemplo bem simples e bem tosco, mas serve como referência...
Ex: Clique aqui


Na próxima postagem vamos abordar as frases no slide...
Abraços
Marceleza

5 comentários:

Roberto Terremoto BluesMan disse...

Marceleza,

Vc é fera.

Paz e Blues,
Terremoto

Tucano Pegada Soul disse...

Cara muito bom esse blog, vc sanou várias dúvidas minhas.
Perguntas:

1 - Sei que é tosco mas vc não falou nada a respeito.. Em qual dedo eu coloco o slide? :)

2 - Voce dá aulas?

meu msn é tucanotuca@hotmail.com

Marceleza Bottleneck disse...

Caro amigo Tucano, respondendo as suas dúvidas, publiquei aqui neste blog no dia 5-11-07 uma matéria que menciona entre outras coisas, qual dedo a gente usa o slide. No momento estou tentando abrir um espaço para poder de forma descente ministrar aulas. Vou adicionar seu msn assim que estiver em casa. Abralhos - Marceleza

sexy disse...

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