quarta-feira, 2 de abril de 2008

OTAVIO ROCHA


Talvez por não estar tão perto da música como eu estou hoje e por ser uma época pré-internet, eu tinha muita dificuldade em conhecer todos os músicos ou grande parte dos que tocavam blues, aí que pra mim então apareceu o Blues Etílicos (isso em 199...e alguma coisa) com o álbum “Salamandra” . Do nada resolvi comprar aquele CD e, desde então, passei a adquirir todos os outros da banda, aquela bela cozinha, a gaita, o vocal, a guitarra e, acima de tudo, um som que pra mim era “diferente”, o slide de Otavio Rocha .
Para minha alegria, trago hoje pro Blog para bater um papo esse cara que realmente eu acho um dos mais importantes na cena do Blues no Brasil, é uma das pessoas que mais me inspiraram a começar meus estudos no slide.

Otavio Rocha => Opa Marcelo, blz?
Bem, o que posso dizer sobre o slide guitar é que desde que eu tinha 10 anos de idade eu queria tocar com esse som...vai saber porque né?
Slide em grande parte é um dom, ou você tem facilidade pra tirar um som expressivo, com vibratos e uma boa afinação, ou não tem...
Se da pra aprender? Claro que dá, mas a pessoa tem que ter esse som dentro dela, se não vai ficar que nem papagaio, imitando, e não que nem sabiá, realmente cantando...
Minha técnica é bem pessoal, uso afinação padrão, pra fugir dos clichês ultra mega repetidos desde 1930!
Nada contra eles, sei quase todos, comecei a tocar guitarra com afinação de E aberta, sem nunca ter tocado guitarra tradicional antes.Eles são fundamentais pra se ter vocabulário de blues e rock, mas o que eu vejo por aí é todo mundo tocando igual, sem tentar nada de novo...
O slide é uma ferramenta ultra melódica(George Harrison que o diga!) então ele pode ser muito mais amplo do que em geral as pessoas usam. Por isso que eu digo que tem que querer muito tocar slide pra tocar direito.

Você pode ir aqui: www.myspace.com/bluesetilicos ou www.myspace.com/bluesgroovers
ou www.myspace.com/flavioguimaraes e dar uma sacada...

Além disso, slide é timbre né? Se não souber timbrar o cara vai tirar um som horrível, e nada mais horrível que um som horrível de slide! Hehe... bem, um som horrível de gaita acho que é pior!
Meu equipamento é o amp que tiver no lugar...eu realmente acredito que quem faz a mágica é o mágico e não a cartola...pra ajudar eu sempre levo um pedal delay e um tube screamer, porque em jazz chorus não há mágico que faça aquela joça timbrar!
Quando posso uso meu fender twin 67, ou meu peavey classic 50, de 92, que tem um puta timbre....
bem, Marcelo,acho que é isso aí... qualquer coisa é só me escrever...
abs do Otavio!

Opa Marcelo...
Faltou dizer que uso uma gibson SG e uma flying V ambas com cordas 011,com ação nem muito alta e nem muito baixa, porque não separo o ato de tocar slide do resto das possibilidades da guitarra...tem que estar confortável pra tudo!


Abs do Otavio Rocha

http://www.bluesetilicos.com.br
http://www.myspace.com/bluesetilicos

http://www.myspace.com/bluesgroovers
http://www.myspace.com/flavioguimaraes

6 comentários:

Brazilgrass disse...

Bacana, bicho.

Só esse papo de "dom" que eu não engulo muito...

E faltou deixar clara a diferença entre tocar "blues" e tocar "pop" (no sentido de som/fraseado, não no de ritmo/estilo musical).
George Harrison e Warren Haynes são abordagens totalmente distintas de slide com afinação convencional, certo?

cesarvascular disse...

Parabens ao Marceleza pela entrevista com o mestre O.Rocha que tem toda a razão com relação ao dom de tocar slide .O dom é a facilidade que a pessoa tem de colocar o tubo e sair tocando ,não é q o cara já nasce sabendo.Tá cheio de gente por aí achando que toca slide guitar só por q tá com o tubo no dedo mas não manda nada nem se treinar anos!!!!
Abraços .
Ps - Tá aí o dom do MArceleza que não me deixa mentir !!!

Roberto Terremoto BluesMan disse...

Man,

Muito boa essa matéria.

Este é o blog dos Slideiros.

Paz

Crotti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Crotti disse...

Bacana a entrevista com o Otavio Rocha ! Este realmente é referência de Slide no Brasil !

Grande abraço

Luigi disse...

loooko! poderia tentar um bate papo com o Marcos Ottaviano, da Blue Jeans, tbm! mestre do slide por aqui!!