quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Fazer em vez de Falar...

Mudei o Blog para um endereço melhor, isso graças aos comentários de meus amigos guitarreiros que manjam mais de internet que eu, agora ficou mais fácil e rápido as postagens que faço aqui. Novamente insisto para que vocês critiquem ou opinem sobre este blog, para que eu possa melhorá-lo. Bem, vamos ao que interessa....Slide...........

Para quem nunca viu e/ou tocou uma guitarra utilizando o slide e chegou até aqui, podemos dizer que este o 3º encontro, portanto vamos meter a mão.

Preparei alguns exercícios bem básicos que vão facilitar a vida lá na frente. Juntei 5 efeitos importantes do nosso estilo para praticarmos, o “sliding up” (slide ascendente), o “sliding down” (slide descendente), o “sliding down to a specific note” (slide descendente até uma nota específica), o “no sliding” (rsrsrsrs, faça a nota com o slide na corda por favor) e o danado do “VIBRATO”.

Olha o exercício ai em baixo:

Vamos usar a afinação padrão do instrumento, depois estudaremos outras afinações.

No momento o importante é aprender outras técnicas, com o exercício ai em cima nas mãos vamos dissecar essas 5 partes.

Ah, quase ia esquecendo, vamos aposentar a palheta e usar os dedos por enquanto.

1-Sliding up ou ascendente: No nosso caso ai, o slide deve tocar a 3º traste e ir de encontro ao 5º traste, fácil não?
Pois é, só que só toque a corda depois que você posicionou o slide na 3ª e deslize o slide até a 5ª, sem pressa, e sem esquecer que o slide deve estar o mais vertical possível.

2-Sliding down ou descendente: Interpretando nosso exercício, vamos começar com o slide no 5º traste, tocar a corda e deslizar o bicho até que a nota pare de soar sem que uma nota específica seja alcançada.

3- Sliding down to a specific note: Agora sim, temos um destino, vamos posicionar o slide no 4º traste, tocar a corda e trazê-lo ao 2º traste.



4-No Sliding: Pode parecer ridículo eu ter postado este exercício, no início eu também achava ridículo mas, fazendo as notas com o slide como se você estivesse digitando as cordas, vai te ajudar a sair de vários sufocos quando tiver que fazer um riff no slide e logo após outro na escala digitada. Simplesmente não dá tempo, portanto se fizer com o próprio slide, te facilita a vida. Já vou avisando, faça bastante este exercício até que a nota digitada soe igual a quando tocada com o slide.

5- VIBRATO: Maiúsculo mesmo, friso bem porque considero a alma do slide, “de que vale tudo isso se você não está aqui”, essa é a frase que se bota na cabeça quando formos usar o tal pedaço de vidro, aço, cobre ou seja lá o que for, na guitarra. De que adianta aprender as afinações, saber os intervalos, ser rápido, se não se faz o tal do vibrato, ele é o cara que finaliza o que você está dizendo, portanto, se você quer que sua guitarra converse ou grite com alguém ou com você mesmo, treine isso até o dedo ficar roxo.

Presentinho do tio:
Coloco aqui um CD e uma Partitura do ERIC SARDINAS somente pra estudo:

CD Eric Sardinas – Treat Me Right:
http://www.crackerblues.com/guitar/Eric Sardinas - Treat Me Right.rar

Partitura da música Down in The Bottom:
http://www.crackerblues.com/guitar/Down in The Bottom.rar

Forum de Slide que achei esta semana:
http://www.bigroadblues.com/forum/index.php

Próxima postagem que eu fizer sobre exercícios, tentarei gravar alguns exemplos para melhor assimilação.

Abralhos.